terça-feira, 15 de maio de 2012

Passos para a oração bem sucedida | John MacArthur - Parte 3

Partes [][][][][]

Parte 3: Enviar a paternidade de Deus
Quantas vezes nós realmente pensamos profundamente sobre as palavras que dizemos na nossas orações? Estes dias certos nomes de Deus e frases como em nome de Jesus são jogados a esmo em torno de modo que você quer saber se eles ainda têm algum significado.
Se não tomarmos cuidado, nossa vida de oração pode facilmente e rapidamente cair em um barranco a recitação sem sentido das mesmas palavras e frases dia após dia, sem qualquer pensamento sobre o que estamos dizendo, ou o que estamos dizendo  para quem.
A oração modelo Cristo deu aos Seus discípulos está em contraste com esse tipo de  repetição. Cada palavra na oração do Senhor é deliberada, intencional, e carregada de significado espiritual, incluindo o nome de Jesus usado para tratar o Senhor.
E Ele lhes disse: "Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.  "(Lc 11:2-4).
A oração começa com uma referência à paternidade de Deus. A palavra, o primeiro endereço é um lembrete de que Deus é nosso Pai celestial. Nós vamos a Ele, não só porque ele é um monarca soberano, justo Juiz, e nosso Criador, mas porque Ele é um Pai amoroso. Que bela expressão, lembra-nos da graça que nos dá acesso ilimitado ao seu trono (Hebreus 4:16) e isso nos encoraja a entrar corajosamente, assim como um filho ou uma filha teria chegado a um pai amoroso.
Essa conexão familiar, por sinal, é a base para a nossa ousadia em oração. A questão não é que as nossas palavras têm algum tipo de poder mágico, não para que Deus é de alguma forma seja obrigado a dar-nos tudo o que pedimos, e certamente não que a nossa fé materiais méritos recompensas-mas que Deus, em Sua soberania nos convida a vir a Ele como um Pai bondoso e amoroso. A intimidade da relação pai-filho não diminui o respeito que devemos a Ele como nosso Deus soberano. Muito menos que isso nos dá qualquer razão para exaltar a nós mesmos. Em vez disso, é um lembrete de que devemos ser criança em nossa dependência de Deus da bondade e do amor. Em última análise, porque Ele é o nosso soberano Senhor, Criador, Juiz e Pai, Ele é o único que podemos confiar para suprir todas as nossas necessidades e satisfazer nossos anseios mais profundos. Se nossas orações são verdadeiramente adoração, eles serão permeadas com o reconhecimento de que a verdade.
Tomemos, por exemplo, a oração de Isaías 64:8: "Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu o nosso oleiro;. E todos nós somos a obra das tuas mãos" Esse é o bom espírito de oração: Senhor, Tu nos fez.Você nos deu a vida. Você só pode fornecer os recursos necessários. Estamos unidos com o seu Filho muito amado pela fé, e, portanto, nós somos seus filhos em todos os sentidos, totalmente dependentes da sua vontade, seu poder e suas bênçãos.
Isso é muito diferente da oração de um pagão que trata de um vingativo, violento, ciumento, injusto, pelo homem de Deus, acreditando que algum mérito ou o sacrifício deve ser levada ao altar para apaziguar a divindade hostil. A perspectiva bíblica que trazemos para a oração é que Deus ofereceu o sacrifício final e fornece todo o mérito que precisamos na Pessoa do Seu Filho. Todos os que pela fé lançar mão de Cristo como Senhor e Salvador são "filhos de Deus" (Gálatas 3:26; Cf. João 1:12-13, 2 Coríntios 6:8). "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo." (1 João 3:1).
Em outras palavras, o sacrifício de Cristo foi oferecido em nosso nome, então nós já recebemos o melhor Deus tem para dar. E "Aquele que não poupou seu próprio Filho, antes o entregou ao longo de todos nós, como se Ele não também com Ele nos dará graciosamente todas as coisas?" (Romanos 8:32).
Como se isso não bastasse, em Mateus 7:7-11, Jesus faz esta promessa:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra?  Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?

Então, quando oramos, nós estamos indo para um Deus que é o nosso amoroso Pai celestial. Podemos ir com uma sensação de intimidade. Podemos ir com confiança no mesmo concurso, confiando maneira uma criança iria para um pai terreno. Nós podemos ir corajosamente. Estamos nos aproximando de uma divindade amorosa que não precisa ser aplacada, mas que nos abraça como seus. Na verdade, porque somos Seus filhos verdadeiros, "Deus enviou o Espírito de Seu Filho em nossos corações, clama:" Abba! Pai! '"(Gálatas 4:6)."Abba" é um termo de profundo afeto, um termo comum para "pai" deriva do dialeto caldeu. Porque é fácil de pronunciar, era como as crianças pequenas em tempos do Novo Testamento geralmente dirigida a seus pais, como "Papai" ou "pai" em português de hoje.
Mas quando chamamos Deus de "Pai" ou "Abba", não é um aceno casual de familiaridade grosseiro ou presunçoso. Usado corretamente, "Abba" - "Pai" é uma expressão de adoração profunda cheia de confiança infantil: "Deus, eu reconheço que eu sou seu filho. Eu sei que Tu me amas e me deram acesso íntimo a você. Eu reconheço que você tem recursos absolutamente ilimitados, e que você vai fazer o que é melhor para mim. Eu reconheço que eu preciso obedecê-Lo. E eu reconheço que o que você faz, você sabe melhor. "Tudo isso está implícito na verdade de que Deus é nosso Pai, e é assim que Jesus nos ensinou a começar nossas orações.
Não perca o ponto. Quando oramos a Deus como nosso Pai celestial, estamos não só reconhecer a nossa responsabilidade de obedecê-lo, estamos também a confessar que Ele tem o direito de nos dar o que Ele sabe que é melhor. Acima de tudo, estamos oferecendo louvor e agradecimento por sua graça amorosa, enquanto confessando a nossa confiança própria e completa dependência. Em suma, estamos chegando a Ele como crianças e adorando, e tudo isso está implícito na primeira palavra da oração modelo de Jesus .
John MacArthur

Fonte: Grace to you
Por:  John MacArthur
Tradução: Evandro Marinho*
*Traduzido com auxilio do Google Tadutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário