segunda-feira, 14 de maio de 2012

Passos para a oração bem sucedida | John MacArthur - Parte 2

Partes [][][][][]


Parte 2: Joelhos presunção ímpios
A superficialidade mundana e o excesso espiritual dos pregadores da prosperidade e curandeiros carismáticos são fáceis de detectar. É um homem de teologia centrada no homem movido por extrema ganância que encoraja seguidores a fazer exigências ultrajantes para a prosperidade e ganho pessoal, reduzindo o Deus Todo-Poderoso a pouco mais de uma máquina de vending.
Assistindo pela televisão, parece espiritualmente perverso, porque é.
Mas nós somos tão rápidos a detectar as mesmas tendências surgindo em nossas próprias vidas de oração? Não podemos nem perceber quando nossas orações se tornam mais e mais como listas de compras que mostram um pouco de cuidado ou preocupação para a glória de Deus ou a Sua vontade? Ou será que estamos esquecendo o modelo da oração de Cristo deu aos Seus discípulos e, em vez refletindo nesta era de auto-foco, subjetiva, sem necessidades orientação religiosa?
Hoje multidões pensar na oração como nada mais do que uma maneira de conseguir o que quer de Deus. A oração é reduzida a um meio de ganho supersticioso e alguns vão dizer-lhe que Deus é obrigado a entregar as mercadorias. Televisão está cheia de charlatães religiosos que insistem que Deus deve conceder o que você pedir se você pode reunir a "fé" o suficiente e se recusam a receber qualquer "dúvida." A  em seu léxico é um tipo de credulidade cega, normalmente amparado por algum tipo de "confissão positiva". dúvida, como eles podem descrevê-lo, é qualquer escrúpulo, mesmo que seja racional e bíblico-se sobre a coisa que você deseja está de acordo com a vontade de Deus. Aqueles que, naturalmente, não são definições bíblicas de fé e de dúvida. Nem a oração de alguém pode  ser legitimamente chamado de "oração da fé" (Tiago 5:15) se ela é contrário à vontade de Deus.
Carismáticos não são os únicos que vêem a oração como nada mais do que uma espécie de lista de desejos utilitária. Abundância de evangélicos tradicionais e de estilo antigo fundamentalistas parecem confusos sobre o propósito da oração, também. John R. Rice, um pastor influente fundamentalista, escreveu um livro best-seller em 1942, intitulado Oração-Pedir e Receber. Ele escreveu: "A oração não é louvor, adoração, meditação humilhação, nem confissão, mas de perguntar. . . . O louvor não é oração, e oração não é um elogio. Orar é pedir.. . . Adoração não é a oração, e oração não é adoração. A oração é sempre a pedir. Não é outra coisa senão perguntar. " [i]
Há vários problemas com essa perspectiva. Primeiro, a oração de Jesus modelo é mais do que meramente Ele inclui que "pedir"., Há petições para pão de cada dia (mais básicas das necessidades materiais) e perdão (a mais urgente das necessidades espirituais). Mas o modelo de oração Jesus deu aos discípulos também inclui pelo menos quatro dos cinco elementos Dr. Rice queriam eliminar de sua definição de oração: louvor, adoração, humilhação e confissão.
Remover louvor e penitência da Oração do Senhor e você destruiu-lo. Insista para que a oração adequada "não é outra coisa senão perguntar" e você derrubar uma das lições centrais que aprender com o exemplo de Jesus: que a oração é em primeiro lugar um ato de adoração. Pior ainda, este tipo de ensino configura uma espécie de inversão de papéis entre o orante e Deus, de quem reza.
A Bíblia ensina que Deus é soberano e nós somos seus escravos. Esta teologia ensina que o homem é soberano e Deus é seu servo. O orante acha que está na posição de demanda e de comando, com Deus no papel do servo, que é obrigado a desembolsar o que pedimos. Como já apontado em outros lugares, que tem mais em comum com os cultos pagãos de carga do que com o cristianismo bíblico.
A oração é muito mais do que apenas pedir e receber. É realmente um grande privilégio para chegar ousadamente diante do trono da graça e deixar nossos pedidos conhecidos a Deus (Hebreus 4:16; 04:06 Filipenses). Escritura repetidamente promete que, se pedirmos alguma coisa em fé, Deus vai responder-ou seja, se pedirmos de acordo com a vontade de Deus, conforme solicitado pelo Seu Espírito, Ele sempre graciosa e generosamente irá responder (Mateus 7:7-11; 17:20; 21:22; Marcos 11:24; Tiago 1:6, 1 João 3:22). Ele freqüentemente concede nossos pedidos "muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos" (Efésios 3:20, KJV).
Mas a natureza de uma oração verdadeiramente fiel é claramente enunciados em 1 João 5:14: "Esta é a confiança que temos Nele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve" (grifo nosso). Em outras palavras, a promessa de oração respondida não é um cheque em branco sem ressalvas. A promessa é feita só para fiéis, obedientes, sóbrio, cristãos biblicamente informadas cujas orações estão em harmonia com a vontade de Deus. Não é uma garantia de carga para todos os entusiastas crédulo ou supersticioso religioso que usa nome de Jesus como se fosse um abracadabra. Jesus disse: "Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserem, e isso será feito para vós" (João 15:7, ênfase adicionada).
Porque isso esta longe de ser meramente uma lista de desejos, a oração piedosa é fundamentalmente um ato de adoração. É uma expressão de nosso louvor, nossa indignidade, nosso desejo de ver a vontade de Deus cumprida, e nossa total dependência dEle em todas as nossas necessidades. Assim, cada aspecto da oração é um ato de adoração. Isso inclui as petições que fazemos, porque quando nós corretamente fazer nossos pedidos conhecidos diante de Deus, sem ansiedade, através da oração e súplicas, e com ações de graças (Filipenses 4:6), estamos reconhecendo Sua soberania, confessando a nossa confiança própria total de sua graça e poder, e olhando para Ele como Senhor e Provedor e Governador do universo não como uma espécie de celestial Santa. Oração adequada é pura adoração, mesmo quando estamos fazendo pedidos.
O foco da oração modelo de Jesus  é impossível de perder. A oração começa com o louvor do nome de Deus. Ela expressa uma vontade para o Seu Reino vir e Sua vontade seja feita. Pura adoração, portanto, precede e define o contexto de súplica. Essas linhas de abertura estabelecer o ponto focal da oração: a glória de Deus e Seu reino. Em outras palavras, o suplicante está em causa, antes de tudo não para sua lista de desejos pessoais, mas para a honra de Deus e da extensão do Seu reino. Tudo o resto se encaixa nesse contexto, de modo que toda a agenda da oração é determinado pelo reino e glória de Deus. Que é talvez a perspectiva mais importante manter em mente em toda a nossa oração.
Jesus disse: "Tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei, de modo que o Pai seja glorificado no Filho" (João 14:13). A finalidade de toda a oração não é legítimo para satisfazer as necessidades sentidas ou desejos materiais do orante, mas reconheceram a soberania de Deus e para aumentar a Sua glória. A oração não é sobre começar o que eu quero, mas sobre o cumprimento da vontade de Deus. O objetivo adequado da oração não é para ampliar minhas fronteiras, construir meu império, ou expandir minha carteira, mas para fortalecer o Reino de Deus. O ponto não é para elevar o meu nome, mas para santificar o nome de Deus. Tudo em oração gira em torno de quem é Deus, o que Deus quer, e como Deus deve ser glorificado. Essa é a soma ea substância de oração adequada.
Quaisquer orações que são auto-consumo, auto-indulgente, auto-engrandecimento, quaisquer orações que buscam o que eu quiser, não importa o que Deus quer; quaisquer orações que sugerem que Deus deve entregar porque eu exigia essas são orações que levam o seu nome em vão. Essa oração é um pecado flagrante contra a natureza de Deus, contra a vontade de Deus, e contra a Palavra de Deus.
Orações que afirmam que; a noção de que Deus quer que você sempre saudável, rico, próspero e bem sucedido, e listas de pedidos egoístas são todos muito em desacordo com o espírito de oração de Jesus modelo.Esses pedidos são expressamente excluídos das muitas promessas que Deus vai ouvir e responder nossas orações (Tiago 4:3). A crença equivocada de que subjaz a todos orando tal não é pequeno erro. Ela está enraizada em um grave equívoco da natureza de Deus.
Porque a oração é um ato de adoração, para oferecer uma oração baseada em tal perversão hediondo do caráter de Deus equivale a adorar um deus falso. Para ser franco, quando alguém apresenta Deus com uma lista de desejos enraizados na ganância, o materialismo, ou outras expressões de pura auto-interesse, então, pede a Deus entregar as mercadorias como se Ele fosse um gênio, que não é oração em tudo. É um ato de blasfêmia. É tão abominável como a mais grossa forma de adoração pagã.
Em vez disso, devemos chegar ao Senhor humildemente como adoradores, buscando Sua vontade e não a nossa.Oração bem sucedida não se trata de conseguir o que quer da parte de Deus, trata-se de cimentar a sua glória, e honra, em seu lugar, adequada primário, e submeter os seus desejos e afetos para ele. Isso começa com o elogio, mas não termina aí.


Ao longo dos próximos dias, vamos dar uma olhada mais de perto o modelo da oração do Senhor, extraindo algumas básicas, medidas práticas que você pode tomar para ter uma disciplina, vida de oração bíblica.
John MacArthur

Fonte: Grace to you
Por:  John MacArthur
Tradução: Evandro Marinho*
*Traduzido com auxilio do Google Tadutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário